Sigam-me os Bons

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Resenha - Vincet Law: O Mundo de Avalon

Saudações Amigos Leitores.

Há um tempo venho com a idéia de começar a usar o Por Detrás do Véu para divulgar não só meus trabalhos como também o de outros companheiros de escrita no Brasil. Acho que é uma iniciativa válida visto que eu sempre falo do aumento da produção nacional, mas pouco comento sobre o conteúdo do que está rolando no mundo das letras nacionais.
Então, conforme for. vou postando aqui as resenhas de livros brazucas que li.


O primeiro deles será o livro de Vincent Law, autor que, como eu, é um fluminense. ^^
Seu livro, O Mundo de Avalon foi publicado em 2010 pela editora Baraúna, se apresentando como a nova proposta em fantasia medieval brasileira.


Segue a Sinopse, para os interessados:


No passado, uma corrente se espalhou, e os mais fracos foram dominados pelos mais fortes. Hostilidades foram declaradas e generais destruíram nações inteiras. O Mundo de Avalon é um lugar onde vivem seres humanos que foram manipulados por um Divino, que se intitulou o Criador de Tudo. Um mundo selado, que os humanos tentaram desvendar no passado, mas que agora só pensam em conquistá-lo. Nesses continentes existem cinco nações, onde seus generais, considerados os mais fortes dentre todos os Despertos, lutam batalhas sangrentas, e são chamados de "Os Intocáveis". Mas há um Desperto em especial, Leon, um soldado do Império de Sililvânia. Contudo, ele se encontra perdido entre dois sonhos: um lhe diz que ele será a ruína daquele mundo, enquanto o outro suplica para que se dirija a um determinado lugar. Os seus amigos o acompanharão nessa viagem, que terá a duração de quinze dias, neste primeiro volume. Porém, algo mais que um simples mundo selado será descoberto. Os sete Cavaleiros, que são conhecidos como os protetores daquela região, entrarão no caminho da humanidade e colocar-se-ão como um grande obstáculo às nações. Os Dez Illuminati, protetores da falsa Deusa, com toda a sua imponência, irão adentrar o caminho de Leon e de seus amigos. Você irá se sentir verdadeiramente sugado pela história, que o levará a consumir cada pequeno passo dos diálogos de forma prazerosa, em que os personagens mudam constantemente e o rumo da história leva a um caminho incerto. Será que Leon terá um futuro? Há esperança de poder mudar sua sina, mesmo tendo de transpor todas as adversidades? Este jovem tentará mudar aquele mundo, seja para a sua destruição ou sua liberdade! Acesse e tenha acesso às informações para este romance, de uma mistura magistral de mistério e aventura: http://revelandoagnose.blogspot.com 

Agora, a Resenha:

Criar um livro de fantasia medieval não é uma tarefa fácil. Pois além da história em si, todo um mundo tem de ser criado com sua própria realidade, história e habitantes. Soma-se isso a um forte investimento de Vincent Law em criar um enredo onde, além de ação e aventura, houvesse espaço para reflexões de caráter político, social e filosófico, então podemos chegar à conclusão de que o Mundo de Avalon não decepciona.
Trabalho de estréia deste fluminense, O Mundo de Avalon se apresenta como uma história criativa, recheada de personagens e lugares exóticos. Este excesso de nomes para se gravar pode até mesmo se apresentar de forma negativa, visto que é capaz de tornar a história um tanto quanto longa e cansativa. Todavia, se apresenta a meu ver como uma necessidade ao se criar uma realidade nova.
Sendo um romance de estréia, obviamente que o trabalho apresenta algumas falhas, como a carência de um vocabulário mais amplo e algumas pontas soltas, mas nada que desmereça a qualidade da obra. Até porque, sendo apenas um dos volumes de outros que virão, entende-se que os detalhes pouco esclarecidos serão retomados em futuros volumes.
Sem dúvidas que esta não é uma história simples, daquelas que podem ser lidas rapidamente e onde a coisa flua com naturalidade. Não. Está exige do leitor certa dedicação em gravar nomes e datas e em se dar o tempo necessário para se acostumar com a realidade proposta. Somente depois de passadas as primeiras páginas, quando o leitor já estiver familiarizado com o novo mundo, é que se pode adentrar fundo na trama.
E apenas como curiosidade. Um detalhe que achei interessante ao ler o Mundo de Avalon foi a forte influência do estilo japonês nesse escrito. Além de a capa apresentar desenhos em estilo Mangá, várias cenas, principalmente as de luta, são bastante parecidas com aquelas que ocorrem em Animes como Dragon Ball Z ou Naruto. Como fã do gênero, tenho que dizer que gostei dessa novidade.
Concluindo a resenha, acho importante chamar a atenção para um detalhe que me chegou aos ouvidos. Toda a primeira obra – seja ela qual for - tem um grande peso de aprendizado para o escritor. Aconteceu comigo em O Véu e aconteceu com Vincent em O Mundo de Avalon. Neste sentido, é o feedback recebido que vai guiar os futuros escritos, fazendo o criador repensar seu estilo e seus métodos em contar uma história. Digo isso porque soube que, com base nas primeiras críticas dos leitores, o Mundo de Avalon está sendo remasterizado, trazendo em breve um segundo volume onde as arestas deixadas pretendem ser corrigidas além de trazer uma escrita mais atraente e inovadora.
Pontos em favor do autor pela humildade em assumir erros.



Veja também o cadastro do livro no SKOOB.

Espero que tenham gostado da postagem.
Abraços

2 comentários:

  1. O legal dessa nova geração de escritores é que eles estão trazendo para a nossa literatura os elementos inspirados da nossa atual cultura mundial com o RPG, o mangá, a fantasia e, mesmo, este cruel mundo real que vivemos, rs.
    Com certeza todos merecem espaço, principalmente os bons =]

    ResponderExcluir
  2. Já está na minha listinha de compra.
    Os escritores brasileiros prometem para esse ano...
    ;*

    ResponderExcluir