Sigam-me os Bons

quinta-feira, 25 de março de 2010

Uma resenha de "O Véu"

Bem gente, como todo o pai orgulhoso, eu não canso de falar da minha cria. Nesse caso, de meu livro.
Aqui vai uma breve resenha que fiz sobre "O Véu" e que disponibilizei no site Skoob. Ela serve para aqueles que ainda não leram e querem saber mais da obra, ou até mesmo para aqueles que já leram ou estão lendo, para verem se meu objetivo foi cumprido.
Enfim, para aqueles que quiserem saber mais do mundo de Ian. Aqui vai.

“O Véu” é uma saga de fantasia contemporânea composta de dois grandes volumes. Ele é também a minha estréia no mundo literário, lançado de forma livre através da internet com fins unicamente de divulgação.
Ao construir “O Véu” eu tive a vontade de criar um trabalho que pudesse ser, ao mesmo tempo, simples e de agradável leitura, mas que também pudesse envolver algumas questões mais complexas e rebuscadas. E a forma como consegui fazer isso foi, criando uma história básica envolvendo áreas do interesse juvenil tais como o romance, a ação, os mistérios e a aventura, e bebi um pouco da história e da filosofia para a construção do mundo. E assim foi feito esse trabalho.
O mundo de “O Véu” é um mundo igual ao nosso: as mesmas casas, os mesmos problemas e as mesmas pessoas. Porém, nele a magia existe, mesmo não sendo usada. Os seres humanos aprenderam ao longo dos anos a mexerem com a mágica, mas abandonaram por considerá-la perigosa, e hoje a ignoram completamente por simplesmente desconhecê-la. Com a ascensão da modernidade e o uso da ciência como forma de explicar o mundo, mais e mais a mente da sociedade ocidental se fechou no ceticismo, permitindo assim a criação do Véu. Nesse sentido, o Véu é uma barreira que separa o mundo dos Adormecidos – pessoas comuns – e o mundo dos Despertos – magos. Porém, ele não é uma barreira física e sim conceitual, pois assim como o véu tecido, o Véu barreira é capaz de ofuscar a visão de uma pessoa e até protegê-la do sol de dos mosquitos, mas também e frágil e basicamente a única coisa que impede alguém de atravessá-la é a sua vontade.
A história gira em torno de Ana. Uma jovem que cresceu em um mundo de magia, trazido a ela através de suas tias e das histórias que elas lhe contavam em volta da fogueira em Três Corações. Porém, com a morte prematura delas e o crescimento de Ana, a garota logo viu que se quisesse crescer saudável e normal, teria de abdicar das fantasias de infância. Desse modo, ela passou a ser como todas as garotas normais. Era feliz, estudava, saía, gostava de música e tinha amigos. Mas acima de tudo, sabia o que era magia, bruxos e feitiços, mas esses estavam nos livros de fantasia e não no dia a dia. Porém, quando seu melhor amigo Ian começa a apresentar comportamentos estranhos. Comportamentos esses que remetem as antigas histórias contadas em volta da fogueira há anos atrás, então Ana percebe que precisa descobrir mais sobre aquilo que até então lutou para considerar mito.
Assim, com essa mistura de mundo complexo, mais enredo simples, eu construí a narrativa do Véu, tendo como principais influências Anne Rice, J. K. Rowling e Livros de RPG para a construção desse mundo de fantasia, amor e mistérios.
Espero que tenha conseguido meu intento e que todos os que se arrebicarem a atravessar “O Véu” venham a gostar. Desejo a todos uma ótima leitura. Um grade Abraço.
Willian Nascimento.

P.S. - Acrescento também um esboço dos personagens principais que preparei nos primeiros dias em que  o Véu foi ganhando forla em minha cabeça e ameaçava sair.

2 comentários:

  1. Olá querida!
    Vc me mandou uma msg no skoop!
    Sou a Pipoka!
    Vai ser o maiooor prazer ler os seus livros!
    Não li este post seu, pq estou sem tempo e no serviço.
    Mas logo irei ler!
    Sucesso para vc!

    Um dia publicarei meu livro tbm!

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila. Tá tranquilo. Desejo que venha agostar do blog e dos meus livros. BEijão

    ResponderExcluir