Sigam-me os Bons

quinta-feira, 10 de junho de 2010

RPG


Para todos aqueles que me conhecem e/ou leram meu trabalho, sabem o quanto esse tipo de jogo influenciou na minha vida e produção literária. Para mim, esse não é só um jogo, mas também uma experiência de vida, que nos ensina não só a fantasiar e fugir da realidade, mas também a treinar a imaginação, a experimentar situações fictícias talvez nunca possíveis no mundo empírico e preparar a senso criativo.
Acredito sinceramente que sem esse Hobby, eu jamais teria sequer começado a escrever, pois muito do mundo de “O Véu” foi tecido graças a influência do World of Darkness de ‘Vampiro, a Máscara’ e ‘Mago, a Ascensão’, e também boa parte da ação e magia proposta é devida a grande criação que é o estilo 3D&T de Marcelo Cassaro. Esse serão mestres que sempre merecerão meu agradecimento.
Esse jogo entrou na minha vida por volta dos doze anos de idade e desde então não saiu. Mesmo agora, não o jogando, ainda lembro muito das horas empregadas e dos momentos cômicos e dramáticos que se fizeram. E mesmo sendo considerado um jogo de NERD (O que na verdade é mesmo. ^^), o fato é ele não deve ser menosprezado por isso.
O RPG me ensinou muito sobre a capacidade de criar mundos, mas, principalmente, devo a ele o gosto que me despertou para a literatura. Quanto mais eu jogava, mais e mais os livros de regras e de mundos de RPG me despertavam a atenção. E depois, quando passei a ser o narrador das histórias, logo esse gosto restrito se expandiu para todo e qualquer livro, aonde, a literatura fantástica obviamente ganhou uma atenção especial.
Conseqüentemente, do gosto pela literatura, veio a paixão pelos estudos, o interesse pela história e, enfim, o ingresso na universidade. Engraçado como as vezes um pequeno gosto pode reger suas escolhas na vida e levá-lo a adquirir um potencial nunca antes imaginado. Lembro que antes de jogar RPG, eu era um aluno  mediano, sempre tirando o suficiente para passar de ano, porém, depois, passei a ser um dos primeiros da turma. Boas lembranças.
Há quem diga que esse jogo é ruim, que influência as pessoas a cometerem atos escabrosos, como casos de assassinatos em massa ou sacrifícios em nome de rituais mágicos. Mas francamente, qualquer pessoa perturbada o suficiente para fazer algo do tipo, não precisa de RPG para influenciar nada.    
Resumindo, minha proposta aqui nesse curto artigo foi o de dividir com vocês uma das minhas grandes paixões e também o de levantar a bandeira em nome dos “RPGistas” de plantão. Continuem jogando! É muito melhor que ver televisão ou jogar vídeo game, pois este, ao contrário dos outros dois, não mata os neurônios.  Rsrs.

8 comentários:

  1. Cara, RPG infelizmente esta na lista de coisas que eu n'ao fiz... n'ao pq eu tenha pre conceito, ate pq sempre fui meio nerd... rsrsrsrs mas pq eu nunca gostei muito de jogos de estrategia, e sempre encarei o rpg nessa categoria... Acho massa as coisas que me contam... do exercicio ludico que jogar rpg proporciona... e vc tem raz'ao... tem gente dooida em todas as areas... se for assim quanta gente num ja matou por conta de religiao, futebol e ate musica dos beatles...

    enfim... legal o post...

    ResponderExcluir
  2. oi tem selinho pra vc lá no meu blog, eu não sei se vc participa mais tai bjsssss eu to doidinha para ler seu livro eihttp://acordeicomvontadedeler.blogspot.com/ bjssssssss

    ResponderExcluir
  3. Will, tem selinho pra vc no meu blog ;D

    LINK: bibliotecafelipes.blogspot.com/2010/06/selinho-seu-blog-e-uma-delicia.html

    ResponderExcluir
  4. RPG é massa. Estratégia pura mesmo, mas também proporciona momentos de ação e aventura. ^^
    rsr Sabe que até hoje ainda não entendi bem esse lance de selinhos. rs Nem sei como faz. ^^
    Valeu mesmo a todos os comentários. E Ká, torço muito para que venha a gostar do Véu quando o puder ler, viu? Beijão

    ResponderExcluir
  5. Olá, amigo... Gostei do blog... Vá em frente, lute e divulgue seu material, seus livros e não desanime nunca.
    Abraços e sucesso.

    Valdeck Almeida de Jesus
    Escritor, Poeta e Jornalista
    www.galinhapulando.com

    ResponderExcluir
  6. Po, nunca joguei mesmo rpg de mesa. Só fiquei nos final fantasys da vida. rsrs
    Tenho um colega que joga e até jogou, me explicou muitas coisas, mas não tive a chance de jogar. E ao longo da vida, sendo o cara de papo nerd, é dificil encontrar alguém que goste do que eu gosto. Agradeço ao mesmo cara(Vinicius o nome dele)por me fazer gostar mais ainda dos rpgs(os eletronicos, principalmente), e também me apresentar "Naruto" e me colocar no mundo dos animes, e em consequencia, acabei me apegando a literatura, psicologia, filosofia, história e sei lá mais o que. Abriu-se um grande leque de escolhas pra mim.
    "Engraçado como as vezes um pequeno gosto pode reger suas escolhas na vida e levá-lo a adquirir um potencial nunca antes imaginado." Hehe, isso resume bem o que eu falei.

    "Há quem diga que esse jogo é ruim, que influência as pessoas a cometerem atos escabrosos, como casos de assassinatos em massa ou sacrifícios em nome de rituais mágicos. Mas francamente, qualquer pessoa perturbada o suficiente para fazer algo do tipo, não precisa de RPG para influenciar nada."

    Nem fala. Se acontece alguma tragédia, e tiver rpg no meio, quer apostar quanto que vai ser culpa do RPG? rsrs

    ResponderExcluir
  7. É fato. Assim como uma vez que eu estava vendo uma reportagem sobre mensagens subliminares, que são aquelas passadas em propagandas, músicas ou outras manifestações que visam lhe levar a fazer alguma coisa de forma sutil.
    O caso foi nos Estados Unidos: Um Jovem, classe média, com problemas de se enturmar e de drogas, com pais separados, cometeu suicídio. Qual a causa? Uma música de não lembro mais que banda que dizia a palavra "Do it", Ou seja, "Faça". Francamente :/

    ResponderExcluir