Sigam-me os Bons

sábado, 27 de outubro de 2012

Resenha: O Iluminado, de Stephen King.



Jack Torrance, escritor de talento, mas arruinado devido a seus problemas com álcool tenta realavancar sua vida e tem em um emprego de inverno a chance de trabalhar e ter tempo de preparar seu novo romance. Ele e sua família então vão se hospedar no hotel Overlook, onde a presença de seu filho Danny, garoto precoce que demonstra fabulosas habilidades psíquicas, mexe com as estruturas e as forças ocultas adormecidas no local. Neste momento, o pomposo hotel transformasse em uma armadilha mortal, onde um mal enterrado a séculos ameaça a vida de seus novos hóspodes...

É possível que os fãs da literatura de terror e, em especial, os aficionados na obra de King possam vir a gostar deste livro, todavia, confesso que fiquei um tanto quanto decepcionado com o seu desenrolar. Iniciei este trabalho com muita empolgação. As primeiras páginas demonstram talento, tanto na escrita, quanto na construção do enredo, porém esta qualidade vai se diluindo ao longo das quinhentas páginas que compõe o romance.

King explora muito bem a tensão inicial, prometendo ao leitor uma grande dose de mistério e é este justamente o compromisso que não se cumpre. O hotel Overlook guarda um segredo, um mal centenário que destrói aqueles que nele se hospedam nas temporadas de inverno, tal como a família Torrance, Neste momento, em que não há testemunhas, não há movimentação. Crimes bárbaros ceifaram a vida naquele lugar e a aura tenebrosa do terror está presente em cada um dos aposentos, em especial no quarto 237.

Toda esta tensão criada na entrada faz com que o aventureiro das páginas de “O iluminado” crie imensas expectativas com relação ao desenrolar da obra. Mas infelizmente estas não são atendidas. O mistério da origem do mal é muito pouco trabalhado, e a história se perde em cenas de terror sem muito sentido e de pouca profundidade. E o medo que parecia desabrochar no início do enredo se perde e o livro acaba por se tornar enfadonho a partir da metade.

Talvez um romance mais enxuto fosse o melhor para “O iluminado”, onde se investisse mais atenção ao enredo que às cenas fantásticas que acabam por se tornarem vazias ao fim. Uma verdadeira pena, pois o talento de Stephen King, com certeza, extrapola as limitadas fronteiras deste livro.
 

Um comentário:

  1. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo
    livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de
    um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
    todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
    usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
    mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite
    reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo.

    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir