Sigam-me os Bons

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Resenha: A árvore generosa, de Shel Silverstein.



Escrever literatura infantil é um verdadeiro desafio. Se por um lado é necessário suavizar a escrita para adaptá-la a um publico inicial, por outro também não se deve subestimar a capacidade cognitiva das crianças e apresentar um trabalho medíocre. Já vi muitos livros infantis que, por menosprezarem a criança, acabam por criar uma historinha tosca, recheada de desenhos sem muito cuidado estético, mas intensamente coloridos apenas para chamar a atenção, livros que qualquer macaco treinado poderia fazer melhor. O que é algo intensamente triste, pois menospreza um público que deve ser bem preparado e convidado ao hábito de ler.
Mas fico feliz em apresentar um livro que foge a esta regra. Shel Silverstein foi realmente feliz em sua “Árvore generosa”, um trabalho bonito, que mescla história simples e reflexão apurada, com uma moral intrínseca que é capaz de fazer pensar e, por pensar, até mesmo chorar.
O livro narra a história de amor do menino e sua árvore. Sobre amor, pode-se entendê-lo de duas formas distintas. Um que quer ter, o outro que quer oferecer, um interesseiro, outro desprendido, um egoísta e outro altruísta. O livro, além de uma lição de educação ambiental, é também um aprendizado acerca das relações humanas, da utilidade que damos ao outro, seja humano, seja outra coisa.
Uns querendo tanto e outros tão pouco para serem felizes. Relações que são construídas e destruídas pelo tempo, pelas mudanças. E principalmente a capacidade de se dar valor as coisas, mesmo quando aparentemente já perderam todos os seus potenciais. Estas são apenas algumas das lições encontradas por aqueles que se aventurarem por estas páginas.
Uma leitura ágil, cativante, que com certeza agradará muitos grupos etários. Bom para se ler sozinho, mas melhor acompanhado, importante de se ler para si, mas ainda mais importante ler para os outros. Sem dúvidas um livro que deve ser compartilhado de forma generosa.

Um comentário:

  1. Gostei da explicação, estava procurando sobre isso, ainda bem que encontrei aqui :)

    ResponderExcluir