Sigam-me os Bons

sexta-feira, 27 de maio de 2016

O caso Patrícia Abravaneu e Homofobia





O caso ocorrido com as declarações da filha de Silvio Santos é realmente muito interessante, pois apesar de toda a polêmica causada (em parte justa, outra não), creio que a posição defendida por Patrícia Abravanel é a mesma de uma parcela significativa de nossa atual sociedade: a dos “tolerantes”.
O termo tolerante nunca me agradou muito quando aplicado em determinadas situações, pois ele denota uma certa relação entre certo e errado que não acho cabível em questões como orientação sexual, gênero, racial ou religiosa. Afinal, você só é capaz de tolerar aquilo que, no fundo, considera errado. A tolerância nada mais é do que discordar de uma coisa e ainda assim ser capaz de conviver com ela. Salvo, é claro, certos limites.
Nesse caso, quando ela fala que não é contra o “homossexualismo”, mas que não acha normal, creio que ela reflete sim a opinião de muitas pessoas. Pessoas tolerantes que aceitam que exista homens e mulheres homossexuais, mas não desejariam isso para seus filhos. Ou, que concordem que eles possam morar juntos, mas não com o casamento entre iguais. Que toleram que existem pessoas que se relacionem com o mesmo sexo, desde que as famílias normais não sejam obrigadas a conviver com isso, seja vendo na televisão ou com demonstração públicas de afeto.

Enquanto não retirarmos essa visão “heterocentrica” de nossa sociedade, não vamos parar de olhar a questão da orientação sexual por fora do embate do certo contra o errado. Onde temos o caminho correto e os desvios. Nessa ótica o máximo que poderemos ter é uma sociedade “tolerante”, que ainda enxerga como erro, mas engole o sapo. O que não é saudável. “MAS”, se formos lembrar que vivemos em uma sociedade onde pai e filho são agredidos na rua por serem confundidos com um casal, ou onde um político claramente homofóbico é eleito com a maior votação de sua região, então tolerância já é alguma coisa. Longe do ideal, mas alguma coisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário