Sigam-me os Bons

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Um convite para falar sobre a ideologia do gênero

"Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino".
 BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.




Esse trecho foi utilizado pelo ENEM 2015 como uma de suas questões para a área de Ciências Humanas. E desde então, causou um grande reboliço com memes estourando pela internet. A maioria deles, infelizmente, sem pé nem cabeça. Então, por que não explicar um pouco sobre o que é ideologia de gênero. Não custa nada tentar, mesmo que acredite que muitos não irão ler até o fim.
Antes de entender o que é Ideologia de Gênero, temos que saber diferenciar três categorias que, apesar de semelhantes, trazem significados muito distintos: Sexo, orientação sexual e identidade sexual (ou identidade de Gênero). O sexo é o mais simples, pois define a nossa questão puramente biológica. Nascemos do sexo masculino, feminino, ou, em casos mais raros, hermafroditas (com características dos dois sexos) e assexuados (carecendo de características que possam definir com precisão o sexo). Orientação Sexual também é relativamente simples, pois se define como um individuo se relaciona afetivamente com os sexos. Se ele sente atração pelo mesmo sexo, sexo oposto, ambos, ou nenhum em especial. Dai heterossexual, homossexual, bissexual e outras tantas definições que temos hoje.
A identidade sexual, por outro lado, já é mais complexa. Pois ela diz respeito à uma série de comportamentos, valores e responsabilidades que são culturais e sociais. Como assim?
Vamos por partes. Quem de nós nunca ouviu a célebre frase: "Fulano tem que começar a agir como homem", ou então "Ciclana que é mulher de verdade". Podemos perceber só por ler essas frases que elas não fariam o menor sentido se, para uma sociedade, ser homem ou ser mulher fosse algo facilmente definido pelo sexo, correto? Ou seja, nasceu com pênis é homem e vagina é mulher. Pois é, é mais complicado.
Se dizemos, por exemplo, que fulano não é homem por ser covarde, logo podemos deduzir que, ser homem em nossa sociedade é também ser corajoso. Ou se alegamos que ciclano não é homem por ter prometido uma coisa e não cumprido, logo dizemos que para ser homem é necessário ser responsável com sua palavra. Ou ainda, se beltrano é menos homem por ter traquejos femininos, então ser homem é necessariamente ter atitudes másculas. Essas questões, por mais que possam ser naturais para alguns, não são biológicas. Não está detalhado no cromossomo Y de ninguém a coragem, a responsabilidade ou outras coisas que são culturais. Como também, esses mesmos valores podem se modificar, dependendo do lugar onde você se encontra. Por exemplo, ser homem para os judeus, é um estado alcançado após se concluir o bar mitzvá. E ser mulher para o islã ortodoxo, é andar coberta dos pés a cabeça. Se formos nos basear nisso, então podemos concluir que no Brasil quase não temos homens e mulheres. Devemos ter, sei lá, alguma outra coisa.
Nesse sentido, vale pensar por que a ideologia de gênero é tão importante para movimentos sociais, em especial para o feminismo. Por que ela desconstrói coisas que parecem em nossa sociedade como naturais. Não é o segundo cromossomo X que define que uma pessoa deva ganhar menos que a outra exercendo a mesma função em uma empresa, ou que diz que ela ficará responsável pela casa, enquanto o outro para o trabalho, ou ainda que deva ser necessariamente "bela, recatada e do lar", ao invés de outra coisa qualquer que queira ser. Parece óbvio não é? Mas acredite, para muitos não é. E quanto mais vemos as atrocidades que ocorrem em nossa realidade, percebemos sim que é algo em que precisamos pensar. Assim poderemos avaliar melhor por que alguns se sentem no direito de  desrespeitar mulheres na rua ou até possuir a sensação de direito de usar e abusar do corpo de meninas como bem entendem.
Agora explicado, você meu amigo tem todo o direito de discordar da ideologia de gênero. Só não tem o direito de ser idiota. Critique com base. Entenda antes de falar mal. Caso contrário, sua piadinha perde completamente a graça e apenas atesta a sua ignorância.


Um comentário:

  1. Excelente texto explicativo sobre esse tema tão envolto em névoas. Para compreender que a identidade de gênero se faz no seio da sociedade e a difundimos em nossas relações todos os dias, certamente, faz-se necessário uma reflexão acerca das nossas amarras, as quais nem todos estão dispostos a se libertar. Nesse sentido, sua contribuição é grande valia com o texto.

    ResponderExcluir