Sigam-me os Bons

terça-feira, 22 de junho de 2010

Obituário José Saramago.


Eu gostaria muito de ter escrito essa postagem antes, mas infelizmente faltou-me tempo para tanto. O que eu vou dizer aqui não é nenhuma novidade, mas minha intenção não é dar alguma notícia bombástica. Mas sim, prestar homenagem àquele que muito mereceu.
Sexta feira, dia 15 de junho, morreu José Saramago. Grande escritor, crítico e homem. Um autor que conseguiu elevar a estatuto da literatura de língua portuguesa ao patamar mais elevado, tornando-a reconhecida em termos de qualidade. Nós, seus herdeiros, com certeza vamos sofrer muito com sua falta, sejamos nós escritores de língua brasileira, angolana, ou qualquer outra descendente direta desta.
Nas palavras do cineasta Fernando Meireles, ‘o mundo ficou mais burro e cego’. E de fato ficou. Infelizmente, teremos de nos conformar com a ausência de sua crítica sagaz, de seu olhar apurado, de seu apreço pela nossa língua, e de sua coragem em falar de temas pouco explorados, ou muito incômodos.
Adeus mestre. Que nós, meros novos autores, possamos fazer por merecer o nome de escritores de língua portuguesa, que ganhou um novo significado graças ao seu trabalho.  

2 comentários:

  1. pois é... nunca li uma obra dele... pelo menos não ainda... ele está na minha lista deproximos livros a comprar!

    ResponderExcluir
  2. Mas pode levar fé Facundo. Que é muito bom. rs

    ResponderExcluir