Sigam-me os Bons

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alienação


A literatura fantástica é considerada por alguns como um instrumento alienante da sociedade. Ela nos divertiria dos problemas da sociedade e nos afastaria de uma posição crítica quanto aos males do mundo. Acho que já discuti muito minha posição contrária a essa tese, alegando que ela (a fantasia) nem sempre aliena e muitas vezes, pode ser usada como forma de se fazer uma crítica de uma realidade. Então, não vou mais me demorar sobre essa parte da questão
O que será meu objetivo neste ensaio é o outro lado da moeda. Pois a verdade é que eu reconheço sim um poder alienante na fantasia. Uma válvula de escape de uma realidade. Porém, encarar essa característica como algo negativo, não me parece ser o mais correto. Antes de tudo, acho que uma justa medida entre realidade e ficção, não faz mal a ninguém e, em muitos casos, é absolutamente necessária.
Acho que vocês já devem ter percebido que eu sou um fã alucinado da série americana “Os Simpsons”, não é mesmo? Então utilizarei de um episódio para mediar essa questão. O episódio específico que irei analisar é o da segunda temporada intitulado “Lisa Tristonha”. Nesse episódio, após passar por uma “crise de verdades”, Lisa começa a pensar demasiadamente nas questões do mundo: seus problemas, seus medos, suas tendências desastrosas. E o resultado disso não pode ser outro que não aquele que leva ao título do episódio: ela se deprime.
De fato, nosso mundo não é perfeito. Na verdade, ele está muito longe de o ser. E eu acredito sim que devamos trabalhar para melhorá-lo. Para de alguma forma, tentar fazer a diferença, cada um com uma pequena parte, para que no todo possamos mudar isso. Porém, também defendo que, além de uma responsabilidade para com o mundo, também devemos ter responsabilidades para com nós mesmos. Pois uma pessoa infeliz, jamais será capaz de fazer um mundo mais alegre.
Nesse sentido, entre os trabalhos do dia a dia e entre as reflexões a cerca das situações que o cercam, todos nós, sem distinção, merecemos sim um tempo para nós, para nos desestabilizarmos dos problemas e nos estabilizarmos em nossas próprias reflexões. Arejar e mente e nos dar o direito de ter o prazer de viver.
No episódio citado, isso é bem mostrado ao final, pois é quando Lisa encontra sua válvula de escape. Sua fonte de alienação: que é o saxofone. Alguns irão pensar, “mas o saxofone é uma forma de arte, uma maneira que Lisa tem de se tornar mais erudita”. “Então ele seria um trabalho, uma forma de ela crescer”. Sim, concordo. Mas a arte também é uma forma de alienação. Pois ela desestabiliza uma pessoa do mundo em que vive, e da faz pensar de foram diferente, proporcionando a possibilidade dela de enxergar novos horizontes.
O prazer gerado pela arte é muito positivo. Mas não é o único. Também podemos tirar prazer de outras formas: nos esportes, nas brincadeiras, nas festas, ou apenas estando sentados sozinhos e deixando a mente divagar. São muitas as formas de se alienar.
E falando agora especificamente da literatura fantástica, eu a considero, sem nenhum favoritismo, uma das melhores formas de se alienar. Pois ela permite ao ser humano se desgarrar quase que completamente do mundo, e desconstruir tudo o que ele vê de possível, e fazê-lo pensar em novas e novas chances, novas possibilidades. Permite a ele treinar aquilo que o diferencia de qualquer outro ser vivo: a imaginação.
Então, eu defendo sim a fantasia em seu caráter alienante, pois ele é necessário para qualquer ser vivo poder viver. Poder ter um tempo para si mesmo.
É claro que, como eu falei antes, devemos saber dar uma justa medida. Não acho certo tomarmos a saída dos covardes e fugir de nossas responsabilidades e do mundo por completo, mas sim que em determinados momentos temos de nos permitir sermos alienados. Temos de nos dar a chance de simplesmente pensarmos apenas em nós mesmos e naquilo que nos dá prazer.
Então, leia sim um bom livro de ficção. Assista a um filme que não tenha uma intenção política propriamente estipulada. Também leia um blog de um cara chato que gosta de discutir e de problematizar tudo (He He). São formas que nós temos de darmos um tempo para nós mesmos e de pensarmos melhor. É o ócio produtivo que é necessário para qualquer um. Seja alguém que necessita se conservar para depois regressar a uma maratona de trabalho, seja para aquele que precisa estar sempre pensando. 

7 comentários:

  1. Oii
    Tem 2 Selinhos pr vc no meu Blog!
    Passe por lá e leve!!

    =)

    Visitem, comentem, sigam e aproveitem o meu blog:
    http://malucosdaleitura.blogspot.com/
    ...
    ♥ ... Bem sei que me AdoraM ...♥
    ...
    XoXo

    ResponderExcluir
  2. Olá... muito bacana seu blog... e vou ler seu livro... Parece ser muito bom!!!
    estou te seguindo para acompanhar seu trabalho...
    Conheça meu espaço, vou adorar tê-lo por lá...
    http://www.danisgorlon.blogspot.com
    Beijos e Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Dani. Pela dica e pelo prestígio. ^^ Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Albert Einstein (já ouviu falar desse cara?) já dizia que todos devem distrair suas mentes, pois ninguém aguenta, com boa saúde, pensar em coisas sérias, estudar, enfim, NÃO se divertir o tempo todo.

    Não que não seja possível se divertir estudando, tem gente que consegue, eu chego lá um dia. huahua

    Sair da realidade de vez em quando é bom, não problematizar o tempo todo. Isso nos dá vazão para encararmos novos desafios, pois nos dá tempo para organizarmos nossas ideias.

    Dormir bem também ajuda, afinal não pensamos enquanto dormimos, apenas aprendemos.

    ResponderExcluir
  5. E quem não ouviu falar de Einstein? ^^ rs
    De fato, concordo com ele. E sim, é possível se divertir estudando, ou até mesmo trabalhando, desde que se faça o que gosta. Aquele que consegue conciliar prazer e ofício é sem dúvida uma criatura abençoada.
    Abração Luan

    ResponderExcluir
  6. Acho que a grande questão é o equilíbro... Você citou vários exemplos de alienação, e nem sequer citou o futebol por exemplo... Que tem cara que faz do futebol sua vida e talz...

    Acho que tudo que se vive de forma exagerada, sem controle, é nocivo... Devemos sim desfrutar de tudo (até da maravilhosa literatura fantástica) com equilibrio e talz... E não só a LF, mas tembém jogos, amor, esporte e até a propria realidade! Até pq como diz minha querida vozinha: "tudo demais é veneno!"

    ResponderExcluir
  7. Putz, não é que eu esqueci do futebol? rs Desculpa. Não é preconceio não. É que eu acabei esquecendo mesmo. Assim como esqueci das novelas e tudo mais. rsrsrsrsr
    "Tudo demais é veneno". Assino embaixo. rsrsrs
    Valeu mesmo FAcundo. Você andava sumido, hein?
    Abração!

    ResponderExcluir