Sigam-me os Bons

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O poder midiático de uma polêmica.


Uma frase que eu já escutei muitas vezes, principalmente vinculada às celebridades ou à mídia em geral é: “Falem bem ou falem mal, mas falem de mim, pois assim sempre estarei sendo lembrado”. Confesso que nunca a entendi muito bem, porém, determinadas observações me fizeram retornar a ele e olhá-la a partir de outro escopo.
Para ilustrar bem o que quero dizer, usarei duas das principais séries de literatura fantástica que estão na boca do povo, e expor minhas indagações a partir do que analisei nelas. Logicamente que estou falando aqui da Saga “Harry Potter” e da Série “Crepúsculo”. No site Skoob, esses conjuntos de livros lideram a lista de exemplares mais lidos pelos amantes da rede, estando “Harry Potter e a Pedra Filosofal” em primeiro lugar, com 34.819 leituras, e em segundo “Crepúsculo”, o primeiro volume da série, com 32.500 leituras.*
“Harry Potter e a Pedra Filosofal” está com média de 4.3 dentre as 17.572 pessoas que o avaliaram, enquanto “Crepúsculo” tem média de 4.1 das 18.037 que deram sua opinião. Nessa margem, já notamos algo muito interessante: mesmo sendo “Harry Potter“ o campeão de leituras, ele não é o líder de opiniões, no sentido que menos pessoas se colocaram para expressas suas idéias. Mas o resultado mais discrepante se mostra nas resenhas. Isso porque, “HP”, possui 298 resenhas postadas, enquanto “Crepúsculo” possui 884.
O que explicaria isso? É com essa deixa que inicio minhas observações.
É muito interessante notar a mobilização dos fãs quando o assunto é sua obra favorita. Porém, se formos seguir uma lógica, não teria “HP”, que deveria ter o maior número de resenhas postadas a partir da proporção de que ele é mais lido? Então, por que “Crepúsculo” encabeça essa lista.
Como resposta, lanço mão do título desse artigo: a polêmica, ou, melhor ainda, a divergência de opiniões. Observando bem os conteúdos das resenhas, vocês poderão perceber que, enquanto Harry Potter possui um número muito grande de críticas positivas, recebendo de seus críticos média de 5 a 4 estrelas, Crepúsculo parece ter seu publico leitor mais dividido nas resenhas, tendo de pessoas que o amaram (4 ou 5 estrelas) até pessoas que o abominaram ( 2 ou 1 estrelas) muito mais distribuídas. E acredito que isso seja o motor motivador das resenhas.
Isso porque, quando num grupo a margem de dissenso é pequena, e todos dividem de uma mesma, ou então, semelhante, opinião, logo a necessidade de se posicionar e defender sua idéia não parece muito presente, visto que poucos discordam de você. Então, se eu gosto muito de Harry Potter e já existem outras 300 pessoas que pensam igual a mim e já se manifestaram quanto a isso, então meu comentário se torna menos necessário, pois em muitos aspectos, eu poderia apenas estar reproduzindo aquilo que todos vêm falando.
Mas se as pessoas discordam, aí a coisa muda e os leitores sentem a necessidade de se posicionarem e defenderem seu gosto. Se eu amo “Crepúsculo”, logicamente que me sentirei incomodado com aquelas pessoas que falam tão mão de Stephanie Meyer. E se eu o detesto, com certeza aquelas pessoas que gritam aos quatro cantos que o livro é ótimo vão me aborrecer. E é nesse cenário que a polêmica surge e o poder midiático sobre o livro aumenta.
Se você observar as resenhas de Crepúsculo no Skoob vai notar que muito mais que exposições de idéias, o que rola ali é uma bela pancadaria (uma pancadaria no bom sentido, de caráter intelectual. ^^). E isso sim, atrai muito a atenção das pessoas, pois cria, além de notoriedade para o trabalho, visto que ele é muito discutido, mobilização das pessoas em conhecerem o tema da discussão como forma de poderem, elas também, terem um posicionamento crítico. Seja pensando que as pessoas falem bem demais e que por isso há a necessidade de se desmistificar a fama do trabalho, seja ao contrário.
E isso tem um poder enorme, não tenham dúvidas. Tanto que podemos perceber, principalmente na televisão, que para alguém ganhar fama muito rapidamente, basta criar polêmica, ser mais ousado ou estranho que a média. Não estou aqui discutindo o valor disso, mas sim apresentando um fato.
Para um exemplo mais brasileiro, podemos pegar como ilustração o livro de Leonardo Brum, “Um Mundo Perfeito”, muito bem cotado também no Skoob, visto o nível de atenção que nossa literatura infelizmente recebe. As leituras desse livro estavam indo muito bem, e as críticas até certo ponto se mostravam muito positivas. Até que em algum momento, algumas pessoas começaram a se manifestar de forma contrária, e mostrando que nem todos se agradaram com o trabalho do autor.
(Só para abrir um breve parênteses, pelos meus artigos anteriores, vocês já devem estar cientes de minha opinião com respeito à críticas, não é  mesmo? Então sabem quais são os meus critérios para dizer que uma crítica é de boa qualidade ou de má qualidade. Assim, baseados nisso, eu digo para vocês que muitas das críticas negativas, são de péssima qualidade.)
Pois bem, fechando o parêntese... Esse processo, apesar de aparentemente triste, se mostrou, por um lado, interessante para o livro. Pois essas críticas causaram mobilização das opiniões. Tanto leitores do livro quanto simples curiosos se mobilizaram em defesa e ataque a obra depois disso. E com isso, é claro, promessas de leitura começaram a ser feitas. Eu mesmo estou interessado em ler o livro para (não só para, mas também) poder ter meu parecer sobre o problema. Mas para não fugir muito do assunto, o importante desse exemplo é mostrar como o dissenso tem o poder de atrair atenções sobre determinada pessoa, coisa ou trabalho. E esse é um poder que não deve ser menosprezado.
Eu bem tenho a consciência que “Harry Potter” é uma saga que atraiu mais leitores do que a série “Crepúsculo”, mas também, ninguém pode negar que os livros de Stephanie Meyer têm um poder de atrair atenção muito maior. E isso se deve, ao meu ver, em grande parte, por ele ser capaz de atrair para si um debate.

Agora, só para encerrar minhas reflexões, acho que vou começar uma nova campanha: Falem mal do “Véu”. Srsrsrsrsr Comecem a acabar com ele. Não todos, por favor, pois se não eu não crio um dissenso, e sim um consenso de que o livro é ruim. ^^ E isso não é legal. Mas depois de pensar sobre o assunto, eu fiquei questionando: “mas será que dessa forma “o Véu” não ganharia mais espaço na mídia digital?” É uma idéia louca, mas enfim, as melhores idéias são loucas. Rsrsrsrsr

P.S. Estou de brincadeira quanto à campanha. Não que não queria que ninguém fale mal do livro, mas sim porque quero, acima de tudo, que sejam sinceros, pois ele, como primeiro trabalho, é muito importante para que eu seja capaz de medir os limites e potenciais do meu trabalho. E obrigado à todos pelas críticas até hoje direcionadas. ^^
Até mais.

Willian Nascimento

*dados obtidos no dia 02/09/2010.

10 comentários:

  1. Oi Willian,
    Vira e mexe venho ao seu cantinho, por sinal, é um dos bloggers que acompanho no dia a dia. Acho interessante a forma como você aborda os assuntos, mas devo confessar que Harry Potter e Crepúsculo, foram duas sagas que não fiz questão de acompanhar no meio impresso. Motivos para isso, foi que o bruxo me lembrou o plágio de Livros da Magia, e que Vampiros que brilham no sol e que não se alimentam de humanos e por aí vai.... Poxa... Eu gostava tanto de Vampire, que olhar para crepúsculo me dá calafrios. rs Mas no mais, devo pedir desculpas por ainda não ter lido seu livro. Já li o do Leonardo, cheguei a mostrar em um mail pessoal, quais foram os pontos negativos da leitura. Acho que nesse ponto, às vezes é melhor falar com o próprio autor, se você tem contato com ele. Então... Bom, adoro seu blogger, agora falta-me ler seu livro para dar minha opinião, não é mesmo?
    Abraços da barda.

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsr. Entendo perfeitamente. Também acho legal isso. Quando podemos ter acesso direto ao autor, é muito mais legal que falemos diretamente com ele. não que tenhamos de ser dissimulados ou algo do tipo, como que falando bem para as pessoas e malhando na intimidade. não. mas acho sim preferivel tratar pessoalmente. Principalmente se for para ministrar uma crítica construtiva.
    É verdade. está faltando isso. rsrsrsrs
    Abração cara

    ResponderExcluir
  3. Olá William!

    Eu já acho que crepúsculo atraiu mais atenção e críticas que o Harry Potter porque foi uma volta do estilo romântico com príncipes encantados super idealizados e mocinhas que sofrem o mal-do século: a péssima auto-estima por terem sofrido na infância (a separação dos pais parece ter afetado demais a Bella).
    De uma certa forma não é de todo ruim, nesse mundo corrupto onde a moda é ouvir funk proibidão e ser liberal demais, o retorno da discussão sobre o amor é uma boa pedida.
    Mas também, temos que abrir os olhos porque a visão do amor que a autora tem no livro é uma coisa meio doentia. A Bella fica totalmente dependente do Edward e quando ele vai embora ela parece um vegetal. rssss
    Beijos! Espero não ter saido demais do assunto.

    ResponderExcluir
  4. Bem, saiu um pouquinho, mas está tudo bem rsrsrs ^^ Eu não quis entrar em si no mérito da história, mas sim na sua capacidade de gerar opiniões divergentes. Enquanto Harry Potter meio que criou um consenso, aonde são muito poucos aqueles que discordam da qualidade do livro, Crepúsculo não. Ele ocasionou discussões e isso atraiu muito a atenção para ele. Se essa discussão foi gerada por um retorno do sentimento romântico, que pode ter agradado a uns e não a outros, isso eu já não sei. rrsrss. ^^ Beijão Aleska.

    ResponderExcluir
  5. Koe W.N.(se me permite)! Seu blog é o 1º q acompanho na vida (só p constar).

    Harry Potter surge numa época em q histórias de lit. fantástica (as de feiticeiros e magias) estavam "sublimadas". Por isso, e é claro pela qualidade, ocorreu tanta aceitação do público, gerando uma onda de novos leitores (novos de idade); até pq a história veio bem amarrada e saindo do óbvio no qual todos já estavam acostumados.Houve uma renovação. No entanto Crepúsculo,ao meu ver, se tornou realmente popular com os filmes q levaram diversas adolescentes p/ os cinemas e se juntarem p/ suspirar por Robert Pattinson (Edward) e Taylor Lautner (Jacob) imaginando estar no lugar da Bella (Kristen Stewart). Eu realmente não sei se os livros fizeram tanto sucesso antes dos filmes, mas a explosão veio depois deles ao contrário de Harry Potter.

    Não tiro o mérito de Stephenie Meyer e nem dos atores mas a apelação pelo príncipe encantado hollywoodiana foi muito grande, pois a história não trouxe nenhuma novidade. E este é o motivo que me faz pensar do pq Crepúsculo gera mais discussão do q HP. Pois tudo gira mais em torno dos protagonistas e se fulano ficou com beltrano do q da história em si.

    E antes q me julguem, eu digo: - Gosto de romances e até choro assistindo-os.

    Não sei se saí do tema ou se demorei p chegar ao X da questão, mas julguei q fosse preciso esse texto p poder falar com mais clareza sobre o raciocínio proposto por vc.

    Daqui há um tempo começarei a ler O Véu, já estou imprimindo. Depois vejo se mando um e-mail p/ falar minha opinião.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da sua opinião, e penso que me convenceu. Talvez não pelo dissenso em si, mas porque quando um livro é muito comentado é natural que os interessados "do meio" queiram conhecer para também poder opinar - sim, nem que seja só para isso. Quando iniciou a febre do Crepúsculo eu o li basicamente apenas por isso, para conhecer e poder dar a minha opinião. É claro que AINDA não tenho carga o suficiente para ser um bom crítico literário, mas ao menos assim não precisa manter um silêncio quase mortal quando alguém me pergunta: "O que você achou do livro XYZ?"

    ResponderExcluir
  7. kkkkk Will, concordo com você. É chatão quando as pessoas ao seu lado começam a falar de um livro que você não leu, e você fica, tipo, com cara de paisagem. rsrrs
    Oi Luan. Puxa, é uma honra ser o primeiro blog que consegue atrair sua atenção. ^^ Muito obrigado mesmo. Sou forçado a concordar com você. Não porque não goste desse tipo de opinião que você apresentou, mas porque eu havia prometido a mim mesmo que não entraria no juízo de valores nesse post, mas não posso evitar de concordar com o que diz quanto ao mérito das histórias. Posso até estar sendo determinista, mas acredito sim que se Harry Potter foi capele é bom, e os únicos que não gostam sao aqueles que de fato não curtem fantasia. E quanto a esses não dá para fazer nada, não é?
    Lembro uma vez que escutei alguém falando: "Li Harry potter e não gostei. É a maior viagem, a maior mentira." E eu pensei. "CARAl...*%@& E por acaso você não leu a sinopse? Não viu que era uma história de bruxos? Então por que leu?" srsrs Cada uma que me aparece.
    Abração Galera e obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  8. Eu, particularmente, adorei a obra Um Mundo Perfeito, e indico com certeza para as pessoas lerem. Acho que, na verdade, o livro pede um pouquinho de atenção para ser compreendido nas particularidades da história. Assim, existe uma perspectiva cronológica que é importante e essencial para a compreesão da história. Mas o que foi mais interessante foi o universo imaginário criado pelo autor que criou algumas passagens muito interessantes e até inusitadas. Não gosto muito de suspense essa coisa de ficar tentando imaginar o que vai acontecer. Mas esse livro particularmente chamou muito a minha atenção.
    Sobre Harry Potter e o Crepúsculo, prefiro dizer que gostei mais do primeiro, justamente por causa desse lado criativo que tem a história (já deu pra perceber que gosto de fantasia né? rsrsrs). Beijo a todos.

    Cláudia V. Vizentini
    São Paulo - SP.

    ResponderExcluir
  9. rsrsrs É, deu sim. ^^ Seja bem vinda Cláudia, e obrigado por colocar suas impressos com relação a essa polêmica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. *Adotando a campanha Fale mal d'O Véu*
    O véu é uma porcaria! Não gostei do livro, nem recomendo ele no meu blog, sabe... O pior livro que eu já li na vida, francamente. Ô livro besta! E o autor? Cara metido, nem fala com os fãs e não responde comentários...ah, odeio o Willian.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nem precisa dizer que é brincadeira, neah? Amo O véu, recomendo para os leitores do meu blog e acho você um fofo! A história é fantástica, maravilhosa *-*
    Quanto a isso de HP X Crepúsculo, prefiro ficar na minha. Chega uma hora que de tanto vc falar a mesma coisa, acaba cansando. Li ambos os livros e sou contra as comparações, já que um não tem nada a ver com o outro. O que eu penso você já sabe: Sou fã de Crepúsculo. Acho que as pessoas esquecem um pouco de que o livro tbm é destinado ao público infantil, que é um romance e se prendem a um preconceito ridículo sobre o tipo de vampiro que deve existir. Oh Deus, vampiro não existe! Então um escritor deve obedecer a um padrão de algo fantasioso agora?Peloamordejesus!
    Argh! Acabei falando neah... é, acho que não estou cansada o suficiente.
    Enfim, tem quem gosta e quem não gosta, como tudo nessa vida.
    Bem, acho que já escrevi demais. De novo. Não paro com essa mania...
    Um grande abraço Willian e que seu livro entre nas listas de best-seller, seja adaptado para o cinema, traduzido para 20 línguas e você tenha uma cadeira cativa na Academia Brasileira de Letras, do ladinho de Machado de Assis *---* Você merece!

    ResponderExcluir